Quando comecei a organizar a viagem para a Ásia pensei logo em ir a uma consulta do viajante, mais que não fosse para tentar perceber que tipo de doenças é que se apanham por lá.
Cerca de um mês antes da viagem fui à Consulta do Viajante nos HUC. O médico explicou que as zonas para onde ia não tinham grande risco em termos de doença ainda assim receitou-me o conjunto de medicamentos seguinte:
- Malarone (para a malária, a começar a tomar 4 dias antes de chegar ao Vietname);
- Antibiótico que serve para várias coisas caso esteja com um vírus valente;
- Repelente de insectos a aplicar de 4 em 4 horas;
- Paracetamol para dores genéricas;
- Imodium genérico, porque a coisa mais provável de nos acontecer na Ásia é mesmo apanhar uma valente diarreia;
- Vacina Hepatite A.
O médico deu-me ainda alguns conselhos importantíssimos numa viagem deste calibre:
- Nunca beber água que não seja engarrafada
- Colocar o repelente por cima dos outros cremes (protectores e afins)
- O repelente, à noite, deve ser colocado na mesa de cabeceira aberto para afastar mosquitos indesejados
Trouxe da consulta um pequeno guia de viajante com conselhos úteis nas mais variadas situações, levo-o na mochila junto comigo, não vá dar-se o caso de precisar de um ou outro conselho!
O pessoal preocupa-se demasiado com as doenças na Asia. A primeira vez que fui ao Camboja também foi o stress. Porque não morava no Sudoete Asiático. Agora que moro, nunca mais me preocupei com doenças… E há 6 anos que não apanho nada, para além da bela gripe ou a diarreia!
Isto não é Africa. Claro que dependendo dos sitios para onde se vai é ter cuidado com a comida e sobretudo a água. A única coisa mais perigosa é mesmo a Febre de Dengue. Isso há em todo o sitio onde há clima tropical.. Mas não se apanha assim facilmente.