Skip to main content

Amesterdão #4 (27 de Abril)

Foi por uma grande coincidência que a nossa viagem a Amesterdão caiu justamente sobre o fim de semana em que se festejava o Dia do Rei. Que rica e feliz pontaria. A 27 de Abril festeja-se o Dia do Rei, no dia do seu aniversário.

O Dia do Rei é, sem dúvida, o maior evento nacional na Holanda e particularmente em Amesterdão onde se festeja de uma forma muito expressiva e muito cor de laranja. Esta é a cor nacional e todos se vestem de acordo. O dia começa logo com pequenas vendas à porta de casa, é o dia em que se aproveita para vender tudo o que não se quer em casa e ainda vendem sumo de laranja e outras bebidas. Os canais enchem-se de barcos com pessoas a beber (sim, logo de manhã), todos vestidos de laranja, e dançam nos barcos. Álcool+barco+dança parece-me um prenúncio de gente a cair ao canal, mas do que vi correu tudo bem. Na prática, assistir àquele espectáculo fez-me lembrar a Queima das Fitas de Coimbra vestida de cor de laranja.

IMG_1908
IMG_1911

Durante a manhã ainda pudemos passear pelas ruas e absorver aquele espírito galvanizado dos holandeses. Àquela hora ainda se podiam ver os restos da festa da noite anterior, que deve ter sido uma festa rija, a julgar pelo lixo nas praças, ruas e canais.


IMG_9770

Como o que é bom acaba depressa chegou-se a hora de deixar Amesterdão. Apanhámos o comboio de Estação Central para o Aeroporto de Schipol (5,10€ por pessoa e a cada 10 minutos passa um). Na estação estava a maior das confusões, os comboios vinham cheios para a cidade, todos queriam ir festejar o Dia do Rei. Como o nosso objectivo era sair da cidade, íamos ao contrário do trânsito, foi bastante simples sair.

Já do avião, e como partimos ainda de dia, pudemos apreciar os imensos campos às riscas, cultivados com flores das mais variadas cores mesmo em campos à beira do mar do norte.

Amesterdão, foi um gosto, até um dia, quem sabe!

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail